A minha amiga Holga

O mundo visto pelo nosso olhar Lomográfico

sábado, agosto 26, 2006

As 10 regras de Ouro

10 regras de ouro da lomografia

regra #01 leva a tua máquina onde quer que vás
na cama, no metro, numa avioneta ou na lavandaria: agarra a tua máquina e tudo á tua volta vai vibrar de energia; prepara-te; mantém a máquina à mão e pronta para entrar em acção em todo o lado e a todo o momento.

regra #02 usa-a a qualquer hora - dia ou noite
cada segundo tem uma personalidade única de luz, cor, obscuridade, profundidade... a tua vida não vai esperar pela tua máquina, pelas suas regras, ou tudo o que a envolve; dispara e ... ou conseguiste capturar a situação como ela é, ou não.

regra #03 não interfere com a tua vida, torna-se parte dela
a lomografia não interrompe o curso da tua vida, é apenas uma parte integral e significativa dela; tal e qual como falar, andar, dormir, comer, pensar, beber rir e amar; a lomografia é um sinal evidente de que estás vivo.

regra #04 tenta o ângulo do acaso
é tão simples quanto invulgar - não necessitas de olhar pelo visor para tirar uma boa fotografia, pelo contrário: liberta-te na escolha de perspectivas; braço no ar, em frente ou por trás das costas; sem limites - só experiência aliada ao acaso.

regra #05 aborda de perto os objectos do teu desejo lomográfico
aproxima-te - e dispara - pelo pulso olhando bem nos olhos, completamente frontal, em grande plano, e precisamente aquilo que te interessa; a rir enquanto o fazes, sentindo-te bem, para que toda a gente saiba que a lomografia é a mais óbvia e natural das coisas.

regra #06 não penses
põe a cabeça numa banheira com água gelada, suspende a respiração, conta até 100 e deixa que os teus problemas se dissolvam; depois, sacode a cabeça, e com ela firmemente sobre os ombros, agarra a máquina e enfrenta o mundo; começa a fotografar, vive-o e diverte-te.

regra #07 sê rápido
um centésimo de segundo faz a diferença entre a lomografia e a não-lomografia; não desperdices tempo com preparativos, ajustes, delongas; as primeiras impressões são únicas, confia em ti.

regra #08 não precisas de saber antes o que fotografaste
dá uma oportunidade ao acaso na lomografia; diverte-te com o teu novo modo de vida e as suas ocorrências fortuitas; não vivas para a lomografia, ela vive para ti! a lomografia só funciona se o teu objecto de concentração for a celebração da vida.

regra #09 nem depois
uau, que aspecto fantástico! o que é isso? sou eu?... o teu cérebro corre a velocidades improváveis, a tua memória rodopia, a tua história desmorona-se; não precisas de saber exactamente o que está no negativo, nem sequer depois; lê entre lomografias.

regra #10 não te preocupes com quaisquer regras
esquece as 10 regras de ouro - descobre a tua própria lomografia, deixa-te absorver pelo que está a acontecer; faz o que queres, mas fá-lo agora!


Regras retiradas daqui

3 Comments:

Blogger Leididi said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:39 da manhã  
Blogger Leididi said...

Sabes que também gosto muito de fotografia?Principalmente da parte da revelação, coisa que também não faço há muito tempo, infelizmente.
Como sou uma invejoooosaaa e não posso ver nada, já andei aqui pelos links todos e agora também quero uma Lomo :D
Era só para dizer obrigada por me teres mostrado o maravilhoso mundo da lomo (a única experiencia que tive foi com aquelas de objectiva dividida em 4)!
Beijinhos e get well soon ;)

1:43 da manhã  
Blogger Maria Papoila said...

Yeeeeaaaayyyyy! Vou ter uma blogo-companheira lomógrafa!! Fico feliz por te teres entusiasmado com a Lomografia! =)

3:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home